14 de mai. de 2012

RPG O Jogo


Não vim explicar o que é RPG. Acho que a maioria das pessoas que acessam esse blog já sabe o que é,  pelo menos espero que tenham uma boa noção...


Tenho visto alguns lugares que presam por uma demasiada excelência narrativa, interpretativa ou um conhecimento profundo sobre as regras e cenários, tudo bem que o RPG é um JOGO de interpretação, mas acima de tudo é um JOGO, onde a principal meta é se divertir e cada grupo, físico ou virtual tem que presar a diversão. Não é meu lema dizer o que é legal ou o que não é, vim apenas relembrar que a meta é principalmente o entretenimento, as risadas e a descontração.





Mestres vamos tentar descobrir como o grupo, ou os grupos (se você mestra em mais de uma mesa) preferem o tipo de jogo, se for matar pilhar e destruir, que seja ou de repente algo mais tolkieniano com muitas descrições e detalhes que seja. Sempre tem espaço para diversão em qualquer tipo de mesa e para qualquer regra e grupo.


Como citado em muitos livros de RPG. “O mais importante componente de um jogo de RPG é a diversão. Entreter os jogadores e assegurar a diversão, que não é uma tarefa exclusiva do Mestre. Todos os participantes do jogo são responsáveis pela diversão do grupo. Todos devem fazer o jogo fluir com velocidade, aumentar a dramaticidade, ajudar a definir com quanta interpretação o grupo se sente confortável e trazer o mundo de jogo à vida com a sua imaginação. Todos também devem se tratar com respeito e consideração - desentendimentos pessoais e conflitos entre os personagens atrapalham a diversão.”


Não joguem toda a responsabilidade da diversão nas costas de uma só pessoa pois ela vai acabar se desgastando e não vai desfrutar tanto do jogo, como alguns falam... “mestrar deveria ser profissão”, isso não deveria acontecer todos tem que se divertir e não só fornecê-la


Disto isto espero ajudar grupos e mestres que estejam passando por situações chatas ou complicadas, discutam entre vocês como o jogo poderia ficar mais interessante, se deveriam retirar algumas regras ou colocar mais regras, menos ou mais detalhes , mais pancadaria ou mais intrigas. E novamente não concordem sempre com o que o mestre diz expresse sua opinião sem ser pedante ou chato, pensando no grupo todo antes de dizer algo egoísta ou desnecessário.

Don't worry be happy...



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comenta ai...